11 de jul. de 2006

A Semana



Ricardo Mello


Eles estavam na cama, debaixo das cobertas, quase prontos para dormir.

- Se fosse possível o que você trocaria, o corpo ou a mente ?
- Que pergunta mais besta.
- Pensa ai', me diz, o corpo ou a mente ?
- Ah, sei lá. O corpo.
- Assim não vale, tem que afirmar.
- O corpo, já disse.
- Porque o corpo?
- Não te parece obvio?
- Não pra mim, então, porque o corpo ?
- Porque meu corpo envelheceu e minha mente ficou mais sabia.

Ela estava certa. O tempo havia lhe deixado mais serena e amadurecida.

- E você ?
- Eu o que ?
- Não se faca de tonto, agora é a sua vez, você trocaria o corpo ou a mente ?
- A mente.
- Claro que seria a mente, não esperaria outra coisa de você.
- Porque ?
- Simples, porque você dedicou muitos anos a se manter em forma e decidir pelo corpo ao invés da mente seria admitir derrota, o que convenhamos, não faz o seu estilo.
- Hmmm. Faz sentido. Mas decidi pela mente por outro motivo.
- Qual então?
- Não consigo mais aprender como antigamente. Estou com a mente cansada.
- Cansada ? Hmmmm. Como assim, me da' um exemplo ? Ela sempre pedia exemplos e ele resolveu ironizar:
- Putz.. tem certeza que trocar o cérebro não seria melhor pra você ?

Ela simulou um chute debaixo dos lençóis, desses de mentirinha, só pra fazê-lo rir.

- Eu quero um exemplo !
- Tá bom. Olha, era uma vez um menininho muito inteligente que vivia ...
- Para de me sacanear, criancinha é a sua vó!
- Mas eu to dando um exemplo!
- Tá nada, ta' me sacaneando como seu tivesse 2 anos e você sempre faz isso pra me irritar.
- Eu heim, que reação mas abrupta, parece mesmo uma criancinha de 2 anos.

Um silêncio pairou no ar, tenso.

Ele sabia que o próximo ato seria decisivo:

- Se virasse de costas e ficasse indiferente, eles ficariam de mal por mais ou menos uma semana.
- Se ficasse indiferente mas seu corpo buscasse o dela com toques aqui e ali, a briga duraria no máximo 2 dias.
- Se desse um beijo de boa noite dizendo que a amava mesmo com as briguinhas e chegasse perto do corpo dela pra fazer conchinha, ai' poderiam ate' fazer amor em questão de minutos.

A vida de casal tem nuanças impressionantes.

Decidiu dar um beijo mas foi surpreendido. Ela, mais rápida, virou de costas totalmente indiferente.

A semana, ia ser dura.

4 comentários:

Anônimo disse...

Um ato falho sutil. Uma construção literária sutil!

b.ponto disse...

minhas semanas sao sempre duras...
aff.

Márcio disse...

Essas mulheres, tão deliciosamente complicadas...

Anônimo disse...

Vale um pacote? O corpo e a mente ao mesmo tempo?